Concentração de Soluções… Trabalho

TRABALHO DE QUIMICA – PROF º CLAUDIO

1. Qual a concentração de uma solução contendo 40 g de cloreto de sódio dissolvidos em 250 mLde solução?

2. Uma solução foi preparada adicionando-se 40g de hidróxido de sódio em água suficiente para produzir 200 mL de solução. Calcule a concentração comum dessa solução.

3. Calcule a concentração comum de uma solução de nitrato de prata, sabendo que ela encerra 120g de sal em 600 cm3 de solução.

4. Determine a massa de acido nítrico, em gramas, necessária para a preparação de 150 mL de uma solução de concentração 50g/L.

5. (Faap-SP) Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contem 30 gramas de sal em 400 mL de solução.

6. (Mack-SP) Qual a concentração, em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4g de cloreto de sódio em 50 cm 3 de solução?

7. São dissolvidos 24g de sacarose em água suficiente para 500 mL de solução. Qual a concentração comum dessa solução?

8. Calcule a concentração comum de uma solução que apresenta volume de 800 ml e contem 80g de soluto.

9. (PUCCamp-SP) Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de cloreto de magnésio de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?

10. São dissolvidos 200g de cloreto de sódio em água suficiente para 2 litros de solução. Qual é a concentração comum dessa solução?

11. 300g de açúcar foram adicionados a uma certa quantidade de água, obtendo-se uma solução 60g/L.Qual o volume dessa solução em mL?

12. A concentração comum de uma solução é de 20g/L Determine o volume, em mL, dessa solução, sabendo que ela contem 75g de soluto.

13. (UFSM-RS) O derramamento de óleo nos cursos d’agua formam uma película que dificulta a absorção de oxigênio, o que provoca a destruição de algas e plânctons, prejudicando a alimentação dos peixes. De acordo com alguns órgãos ambientais o limite Maximo de óleo na água é de 30mg/L. Com base desse parâmetro quantos gramas de óleo poderão estar presentes em 1 m3 de água, sem comprometer o ecossistema?

14. Determine a massa NaOH, em gramas, dissolvido em água suficiente para 300 mL de solução, cuja concentração comum é de 700g/L.

15. Um frasco de laboratório contem 2,0 L de uma solução aquosa de NaCl. A massa do sal dissolvida na solução de 120g. Que volume em L, deve ser retirado da solução inicial pára que se obtenham 30g de sal dissolvido?

 

16.(USJT-SP) O oxalato de cálcio é encontrado nas folhas de espinafre nas sementes do tomate, e é um dos elementos constituintes das pedras formadas nos rins (calculo renal). Uma amostra (alíquota) de 25 cm3 de uma solução aquosa de oxalato de cálcio conte 0,2625g desse sal. Qual é a concentração comum de oxalato nessa solução?

 

17. Calcular a porcentagem em massa, de uma solução formada, quando foram utilizados 40g de cloreto de sódio para serem dissolvidos em 60g de água.

 

18. Uma solução aquosa de hidróxido de sódio é preparada misturando-se 20g de soluto com 140g de solvente. Qual a porcentagem em massa, do soluto na solução?

 

19. (F.F.O.Diamantina-MG) Quantos gramas de água são necessários, a fim de preparar uma solução a 20% em peso, usando 80g de soluto?

 

20. (PUCCamp-SP) Tem-se um frasco de soro glicosado, a 5% (solução aquosa de 5% em massa de glicose). Para preparar 1 KG desse soro, quantos gramas de glicose devem ser dissolvidos em água?

 

21. (E.E.Mauá-SP) Uma solução de um dado soluto foi preparada a partir de 160g de água. Se o titulo da solução é 0,2, calcule a massa de soluto.

 

22. A analise revelou que um vinho contem 48 mL de álcool em cada caneca de 300 mL. Qual o titulo em volume desse vinho? E em porcentagem?

 

23. Uma solução de acido clorídrico de densidade 1,8 Kg/L, contem 40% em massa, de HCl. Qual a massa de água, em gramas, existente em 1L de solução do acido nessa concentração?

 

24.(PUC-PR) A solução aquosa de NaOH ( soda caustica) é um produto químico muito utilizado. Uma determinada industria necessitou usar uma solução com 20% em massa de hidróxido de sódio, que apresenta uma densidade de 1,2 Kg/L. Qual a concetraçao comum da solução?

 

About these ads
Esse post foi publicado em ESTUDOS. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Concentração de Soluções… Trabalho

  1. Claudio e Neide disse:

    OBS – VCs devem escrever as equações químicas em uma unica linha.EX.KClO3 + H2SO4 ———–>HClO4 + ClO2 + K2SO4 + H2O

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s